segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Aprender tem haver com as tecnologias de acordo com suas mudança novas formas de aprendizagem aparecem.


Processos e evolução de transição

Tecnologias da inteligências é a capacidade de produzir, armazenar e transmitir a informação.
São 3 as tecnologias da inteligencia

a)Oralidade primaria

b)Escrita

c)Informática

 Atualmente vivemos numa sociedade na qual a informação esta ligada a informática, meio de comunicação mais eficaz em comparação as mídias clássicas, porém os metodos das sociedades orais ainda estão presentes nessa sociedade. Nenhum tipo de conhecimento, mesmo que pareça-nos tão natural é independente do uso dessa tecnologia intelectual.

 Viajando pelo tempo...a 30.000 anos A.C a informação era transmitida atravez da oralidade na qual a memoria era o mecanismo de armazenamento das informações. A escrita tem o seu surgimento em datados 26.000 anos D.C essa nova tecnologia permitiu que a informação fosse armazenada e a transmitida em maior quantidade.

 Na sociedade oral primária, quase todo o edifício cultural está fundado sobre as lembranças dos indivíduos. A inteligência, nestas sociedades, encontra-se muitas vezes indentificada com a memória, sobretudo com a auditiva.

 É imprecionante se pensar que quase 4.000 anos da historia era registrada na memoria dos humana manejada pela fala mas como isso acontecia?

 A ecologia cognitiva do homem dessa época era essencialmente compostas por:

Conexões entre representações que envolvem as relações de causa e efeito;
as proposições faziam referências aos domínios do conhecimento concreto e familiar para os membros da sociedade em questão, de forma que possam ligá-los a esquemas preestabelecidos,

 Dramatização, personificação e artifícios narrativos diversos, que melhoram as lembranças recorrendo assim às memorias musicas e sensoriomotoras como auxiliares da memória semântica, as rimas e os ritmos.

domingo, 7 de agosto de 2011

A Oralidade Segundo Pierre Lévy

                             Pierre Lévy faz uma distinção em "As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática faz distinção entre a oralidade primária, onde a palavra, por ser o único canal de informação, é responsável pela gestão da memória social; e a oralidade secundária em que a palavra (falada) tem uma função complementar à da escrita (e posteriormente à dos meios eletrônicos), sendo utilizada basicamente para a comunicação cotidiana entre as pessoas".



Oralidade é a transmissão oral dos conhecimentos armazenados na memória humana. Antes do surgimento da escrita, todos os conhecimentos eram transmitidos oralmente. A memória auditiva e visual eram os únicos recursos de que dispunham as culturas orais para o armazenamento e a transmissão do conhecimento às futuras gerações. A inteligência estava intimamente relacionada a memória. Os anciões eram os mais sábios, pelo conhecimento acumulado.

Quem é Pierre Lévy?

Pierre Lévy é filósofo. Nasceu em 1956, na cidade de Túnis (Tunísia) numa família judaica. Fez mestrado em História da Ciência e doutorado em Sociologia e Ciências da Informação e da Comunicação, na Universidade de Sorbonne, França. Trabalha desde 2002 como titular da cadeira de pesquisa em inteligência coletiva na Universidade de Ottawa, Canadá. É membro da Sociedade Real do Canadá (Academia Canadense de Ciências e Humanidades).
Em seu livro A Revolução Contemporânea em matéria de Comunicação, Lévy faz uma análise da evolução da humanidade, abordando o desenvolvimento da Internet e a digitalização da informação.


Uma das suas obras que será abordada neste blog: As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. 1. ed. Lisboa: Instituto Piaget, 1992, 263 p.