Nossa memória contém tanta e tão variada informação que, sem um mínimo de organização, seria impossível recuperar alguma coisa do que há nela. Ainda assim, dada a grande quantidade de resultados de aprendizagem que se armazenam nela, se queremos encontrar ou evocar uma lembrança ou um conhecimento, devemos armazenar essas aprendizagens de uma forma ordenada. A característica mais relevante de nossa memória permanente é sua organização. Boa parte das teorias psicológicas aceita tradicionalmente que nossa memória permanente tem uma organização hierárquica (De Vega, 1984).
A organização hierárquica de alguns conteúdos da memória humana, aqueles que têm uma natureza conceitual, levou à suposição de que nossa memória está organizada como um dicionário, ou, melhor ainda, como uma biblioteca, como a que ingenuamente representa, umas páginas mais atrás.
De qualquer maneira, embora os resultados da aprendizagem adotem em nossa memória as mais variadas formas de organização, parece claro que adquirir; o conhecimento de forma organizada, como um sistema explicitamente relacionado,em vez de como unidades de informação justapostas, produz uma aprendizagem mais eficaz e uma recuperação mais freqüente e provável. Um processo de aquisição muito eficaz relacionar uma nova informação com representações já contidas na memória em vez de adquiri-Ia como um elemento de informação independente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário