segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Críticas à Escola tradicional



O caráter elementar de suas posições; a ênfase dada à aprendizagem, como um processo de ensaio e erro; a suficiência do exagero de exercícios, a Lei do Efeito de Thorndike; o determinismo mecanicista que, segundo os opositores do sistema, destrói os valores humanos;

O principal argumento lançado contra ela foi a advertência de que, nos processos psíquicos, há uma direção, levada a cabo pelo pensamento ou regida por outras “tendências determinantes”. Os psicólogos estruturalistas, por seu lado, aduziram experiências com que se provou que os hábitos não produzem ação, que o comportamento tem um propósito ou que há reações a relações, o que não tem em conta nem pode explicar o associacionismo. Isso não quer dizer que ele tenha sido abandonado inteiramente em psicologia. Por um lado, adoptaram-se muitas conclusões do associacionismo, mesmo quando se refinou esta doutrina mediante experiências e críticas analíticas. Por outro lado, o próprio estruturalismo não nega totalmente o processo associativo, mas rejeita os fundamentos atomistas atribuídos ao mesmo e especialmente a tendência manifestada pelos associacionistas clássicos de basear as suas explicações em puras combinações mecânicas sem fazer intervir tendências ou propósitos.



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