segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Influência da Psicologia, a partir do sé XIX

Influencias da Psicologia Associacionista 


- Thondike: "(...) a aprendizagem se dá por um processo de associação das idéias – das mais simples às mais complexas. Assim, para aprender uma coisa complexa, a pessoa precisaria primeiro aprender as idéias mais simples, que ela estariam associadas.Thorndike formulou a Lei do Efeito, que seria de grande utilidade para a Psicologia Comportamentalista. De acordo com essa lei, todo o comportamento de um organismo vivo (um homem, um pombo, um rato, etc.) tende a se repetir, se nós o recompensarmos (efeito) assim que ele o emitir. Por outro lado, o comportamento tenderá a não acontecer, se o organismo for castigado (efeito) após sua ocorrência. E, pela Lei do Efeito, o organismo irá associar essas situações com outras semelhantes"







- Aristóteles (384/322 a.C.) – Leis do Associacionismo: Contigüidade, Semelhança, Contraste: " (...) há um princípio de conexão entre os diferentes pensamentos ou ideias da mente, e que no seu aparecimento na memória ou imaginação se introduzem uns aos outros com certo método e regularidade”. De fato, não há um mas vários princípios de conexão, três dos quais são predominantes; a semelhança, a contiguidade (no tempo ou espaço) e a causa e efeito. ¹'





Contribuições da Psicologia Associacionista para a aprendizagem até o final do séc XVIII


  1. Origem: filho do empirismo britânico, se desenvolveu a partir do princípio da contigüidade, isto é, se duas coisas são vizinhas no tempo é provável que se associem entre si.
  2. Influências Antecedentes: Aristóteles (384/322 a.C.) – Leis do Associacionismo: Contigüidade, Semelhança, Contraste.
  3. Fundador: David Hartley (1749).
  4. Promotores: Thomas Brown (1778/1820), primeiro a propor a química mental, para ele tudo se recombina; James Mill (1773/1836), defensorda mecênica mental; John Stuart Mill (1806/1873), defensor da química mental, para ele as idéias complexas perdem sua identidade original; Alexander Bain (1818/1903), deu maior ênfase aos fenômenossensoriais; Hermann Ebbinghaus (1850/1909), estudou a memória; 
  5. Ivan Petrovich Pavlov (1849/1930), fisiologista (reflexo condicionado);Vladimir Bechterev (1857/1927), psiquiatra (condicionamento motor);Edward Lee Thorndike (1874/1949), aprendizado animal; Edwin Guthrie(1886/1959).
  6. Definição: "Estudo das associações de idéias, palavras ou conexões de estímulo-reação".
  7. Método: Buscavam as leis da associação e analisavam a vida psíquica.
  8. Contribuições: Thorndike deixou valiosa contribuição em favor dapsicologia através de sua grande obra bibliográfica. Durante 50 anos,dedicou-se à pesquisa de laboratório sobre a aprendizagem animal;elaborou a primeira teoria da aprendizagem em termos associacionistas;efetuou exaustiva análise da aprendizagem humana; tornou-se líder em testes mentais e práticas educacionais e deixou estudos que ajudaram no desenvolvimento no campo da lexicografia.
  9. Data de Aparecimento: Surgiu em 1749 e atingiu o seu ápice nas duas primeiras décadas deste século.

Retirado de: http://pt.scribd.com/karenalmeida/d/18647748-O-Associacionismo


Nenhum comentário:

Postar um comentário