segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Escola tradicional

  

 A função primordial da escola, nesse modelo, é transmitir conhecimentos disciplinares para a formação geral do aluno, formação esta que o levará, ao inserir-se futuramente na sociedade, a optar por uma profissão valorizada. Na maioria das escolas essa prática pedagógica se caracteriza pela sobrecarga de informações que são veiculadas aos alunos, o que torna o processo de aquisição de conhecimento muitas vezes burocratizado e destituído de significação.

A aprendizagem, nessa tendência, torna-se artificial, memorizar para “ganhar nota” e  caracteriza pela sobrecarga de informações que são veiculadas aos alunos, o que torna o processo de aquisição de conhecimento, muitas vezes burocratizado, estimulando a competição entre os alunos que são submetidos a um sistema classificatório. Os métodos baseiam-se tanto na exposição verbal como na demonstração dos conteúdos, que são apresentados de forma cartesiana, mecânica e de aprendizagem perceptiva, considera que a capacidade de assimilação da criança é a mesma do adulto.
A linha tradicional de ensino alastrou-se no século XVIII, a partir do Iluminismo, e tinha por objetivo universalizar o acesso do indivíduo ao conhecimento. Foi considerada não-crítica e ultrapassada nas décadas de 1960 e 1970, mas ainda tem muita importância para os educadores. Seus defensores enfatizam que não há como formar um aluno crítico e questionador sem uma base sólida de informação.




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