segunda-feira, 24 de outubro de 2011

A introspecção e a consciência segundo Wundt

Como já vimos anteriormente a instrospecção se define como um método científico da pesquisa experimental na qual buscava observar as informações acerca dos elementos e processos da mente ou consciência.
O SISTEMA DE PSICOLOGIA DE WUNDT
Wilhelm Wundt psicólogo Alemão buscava investigar melhor a estrutura da consciência. O impacto do empirismo e do associacionismo do século XIX refletiu-se, ao menos em parte, no sistema de Wundt, sua concepção diz respeito que a consciência inclui muitas partes ou características distintas e pode ser estudada pelo método da análise e redução. Ele escreveu: “O primeiro passo na investigação de um fato tem de ser que, por conseguinte, uma descrição dos elementos individuais... em que ele consiste (Diamond, 1980,p.85).
Nesse ponto acaba a semelhança entre a abordagem de Wundt e a da maioria dos empiristas e associacionistas. Wunt não concordava com a tese de que os elementos da consciência são entidades estáticas, átomos da mente, passivamente ligados por algum processo mecânico de associação e partilhava a opinião de John Stuart Mill, segundo o qual a consciência era mais ativa na organização do seu próprio conteúdo. Portanto, o estudo dos elementos, do conteúdo ou da estrutura da consciência, feito isoladamente, só forneceria o começo da compreensão dos processos psicológicos.
Devido ao destaque dado à capacidade auto-organizadora da mente ou consciência, Wundt denominava seu sistema de voluntarismo, que deriva da palavra volição, definida como o ato ou a capacidade de desejar. Voluntarismo é um termo que se refere ao poder que a vontade tem de organizar os conteúdos da mente em processos de pensamento de nível superior. Ao contrário dos empiristas e associacionistas britânicos (e, mais tarde, de Titchener), Wundt não enfatizava os elementos em si, mas o processo de organizar ativamente, ou sintetizar, esses elementos.
É importante reiterar, no entanto, que embora acentuasse o poder mental de sintetizar elementos em processos cognitivos de nível superior, Wundt reconhecia o caráter básico dos elementos da consciência. Sem os elementos, nada haveria para a mente organizar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário