domingo, 30 de outubro de 2011

O Gestaltista Kurt Koffka

Kurt Koffka nasceu em Berlim em 1886. Foi um dos mais criativos fundadores da psicologia da Gestalt. Interessou-se por ciência em filosofia freqüentando a University Of Berlin. Estudou psicologia do Carl Stumpf, obtendo Ph.D. em 1909. No ano seguinte começa a se unir a Wertheimer e Köhler, na University of Frankfurt.
Em 1911, Koffka aceitou uma posição na University of Giessen, onde permaneceu até 1924.
Após a primeira guerra mundial e percebendo que os psicólogos americanos estavam começando a tomar conhecimento da psicologia da Gestalt, escreveu um artigo para a revista americana Psychological Bulletin intitulado “Perception an introduction to the Gestalt-Theorie”, onde explicava os conceitos básicos e mostrava algumas pesquisas.
Este artigo teve sua importância, pois explicou aos psicólogos americanos seus conceitos básicos, porém os mesmos acreditaram que a psicologia da Gestalt trabalhava apenas com percepção e que não serviria para nenhuma outra área da psicologia. Tudo isso por causa da palavra “Perception” (percepção), que devido a uma interpretação um pouco deturpada, acabou gerando um enorme equivoco.
Em 1921, Koffka publicou The growth of the mind, um livro que falava a respeito do desenvolvimento infantil. Ele lecionou como professor visitante na Cornell University e na University of Wisconsin e, em 1927, foi indicado para lecionar na Smith College onde permaneceu até a morte, em 1941.

Fonte: Gestalt - Fundadores - Psicologado Artigos [http://artigos.psicologado.com/abordagens/humanismo/gestalt-fundadores#ixzz1cH2xk53Q]



 
O DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM.


Kurt Koffka foi um teórico do desenvolvimento sua posíção que se opõe ao ponto de vista de Thorndike, afirmava que a influência do aprendizado nunca é específica, a partir de seus estudos dos princípios estruturais, afirma que o processo de aprendizado não pode, nunca, ser reduzido simplesmente a condicionamentos mas incorporar uma ordem intelectural que torna possível a transfrência de princípios gerais descobertos durante a solução de uma tarefa para várias outras tarefas.
 De acordo com Thordike, aprendizado e desenvolvimento coincidem em todos os pontos, mas para Koffka o desenvolvimento é sempre um conjunto maior que o aprendizado.


FONTE: A Formação social da mente

Nenhum comentário:

Postar um comentário