domingo, 16 de outubro de 2011

O Espirito do Mecanismo relacionado a Psicologia

A sociedade européia do século XVII fascinava-se com as espécies mecânicas desta época, uma delas, e a mais democrática por estar presente em todos os níveis da sociedade, eram os relógios mecânicos considerados pelos historiadores como “a mãe das máquinas” que causou impacto no pensamento cientifico. Outros exemplos de espécies mecânicas que foram desenvolvidas para atender as necessidades humanas são as bombas, alavancas, roldanas e guindastes, e parecia não haver limites aos tipos de maquinas possíveis de se conceber, ou aos usos que lhes poderiam ser dados.
Então, qual seria a relação disso com a historia da psicologia moderna já que esta época precede 200 anos o estabelecimento da psicologia como ciência? A relação, no entanto. é clara e direta visto que os princípios personificados pelas espécies mecânicas do século XVII influenciaram a direção que a nova psicologia seguiria em quase toda sua existência.
A idéia ou conceito básico, que predominou no século XVII alimentando a filosofia da nova psicologia, era o espírito do mecanismo; acreditava-se que o universo fosse uma máquina. Esse conceito confirma que todos os processos naturais são mecanicamente determinados e podem ser explicados pelas leis da física.

“O universo físico fora planejado por Deus com perfeição absoluta... e, uma vez que os cientistas conhecessem as leis de funcionamento do universo, seria possível determinar como ele se comportaria no futuro.”


[Síntese: Maria de Fátima Cunha / Livro: História da Psicologia Moderna - Duane P. Schultz e Sydney Ellen Schultz]

Nenhum comentário:

Postar um comentário